cases

acesse

Cobertura Cannes Lions 2022Destaques e insights do mais prestigiado evento de criatividade do mundo

Cannes Lion
Cannes Lion

Desafio

A cobertura do maior festival de criatividade do mundo, o Cannes Lions, foi um projeto com o objetivo de aumentar a relevância, alcance e presença de marca da Accenture, principalmente para o público brasileiro que não vivenciou essa experiência na França. Além de premiar ideias e inovações do mercado publicitário, o evento reforça sua importância ao convidar ao palco nomes de expressão internacional em diferentes áreas que impactam não só a indústria da comunicação, como os negócios em geral.

Após dois anos de reclusão e falta de contato provocados pela pandemia de covid-19, a primeira edição híbrida do festival prometia celebrar a criatividade em grande estilo, com grandes presenças, grandes temas e muito networking. E o momento da Accenture era de consolidar a mudança organizacional que levou mais de 40 agências criativas da rede (incluindo a Accenture Interactive) a assumirem um nome único: Accenture Song.

Solução

O projeto idealizado pelo UOL Content_Lab entregou essa relevância e visibilidade em três frentes de conteúdo: cobertura editorial do festival com matérias diárias na editoria UOL Mídia e Marketing, que recebeu envelopamento exclusivo de 3 campanhas display da Accenture Song; Branded Content oferecido pela Accenture Song e ancorado no UOL Economia, sobre o projeto Favela X, apresentado no palco de Cannes por Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões; cobertura em tempo real, assinada em conjunto com a Accenture Song, nas redes sociais do UOL para Marcas (perfil que distribui informações sobre marketing multi plataformas principalmente a clientes e agências parceiros do UOL).

Essa intensa produção aconteceu com envio de uma equipe especializada para Cannes e uma base de apoio em São Paulo, trabalhando de forma coordenada para traduzir os insights das lideranças criativas e de negócios globais em formato de pílulas, fotos e postagens diversas que se conectam com a audiência brasileira. Destaque para o Branded Content, que extrapolou o nicho de agências e anunciantes para alcançar um espectro bem mais amplo de leitores, devido ao tema de interesse social - o propósito do projeto Favela X, realizado em parceria pela Gerando Falcões e Accenture, era criar um ecossistema de desenvolvimento social com o poder de acelerar o impacto da atuação de líderes de favelas em todo o país.

Resultados

Inicialmente com previsão de 4 matérias de cobertura (uma para cada dia do festival), o UOL Mídia e Marketing totalizou a publicação de 14 conteúdos sobre pautas do festival, painéis e premiações, se estendendo além dos 4 dias de evento e superando em 204% o volume estimado de leituras nos conteúdos editoriais. Já os conteúdos do UOL para Marcas nas redes sociais totalizaram 68 postagens em diferentes formatos, que geraram 22% mais impressões/impactos que o previsto.

O Branded Content, sobre o projeto social criado em parceria pela Accenture e a ONG Gerando Falcões, captou 24% mais leituras que o estimado, com atenção média de 5min27s na página. O CTR do formato display com melhor performance na página do Branded Content foi 125% superior ao CTR do mesmo formato quando veiculado em outras páginas do UOL.

Audiência

À pesquisa de feedback espontâneo embarcada nesse conteúdo, 69% dos respondentes afirmaram que sua percepção sobre a marca Accenture melhorou após a leitura do conteúdo, enquanto 28% dos respondentes disseram que não conheciam a marca até aquele momento. Também a partir da pesquisa, foi possível saber que 92% dos respondentes teriam interesse em ler novos conteúdos sobre o apoio de empresas a projetos sociais e que promovem a diversidade.

compartilhe

Principais Cases

  • Card image cap

    Dicas para uma viagem tranquila

    MASTERCARD
  • Card image cap

    Dicas para uma viagem tranquila

    MASTERCARD
  • Card image cap

    Dicas para uma viagem tranquila

    MASTERCARD